Wednesday, December 20, 2006

relatorio 2001-2006 IV. Conferencias proferidas e afins


Conferências proferidas & afins

2001

- Ciclo de Conferências sobre Direitos Humanos em Portugal, integrado na Pós-Gradução em Direitos Humanos e Cidadania, ULHT (seis sessões), 2001.
- Introdução ao Direito: conteúdos, memórias, desafios, aula-conferência na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 9 de Maio de 2001.
- Da Procura do Tempo Perdido ao Direito ao Tempo, conferência de apresentação do livro de Emerenciano Idade das Idades, Porto, Caixotim, 2001, na Biblioteca Municipal de Ovar, 21 de Julho de 2001.
- As Novas Tendências da Teoria do Direito, conferência no Tribunal de Alçada Criminal de S. Paulo, a convite do Centro de Estudos do Tribunal, 10 de Setembro de 2001
- Novos Paradigmas da Teoria Penal, conferência na Faculdade de Direito da Universidade Paulista, campus de Alphaville, S. Paulo, 11 de Setembro de 2001
- Princípios do Direito da Família, no Centro de Extensão Universitária, de S. Paulo, 12 de Setembro de 2001
- Direito Natural: perspectivas e didáctica, no Centro de Estudos de Direito Natural José Pedro Galvão de Sousa, S. Paulo, 13 de Setembro de 2001.
- Laxismo e Rigorismo no Direito Penal, conferência no Tribunal de Alçada Criminal de S. Paulo, a convite do Centro de Estudos do Tribunal, 14 de Setembro de 2001.
- Direito, Arte e Crítica de Arte, conferência de apresentação da exposição e do livro de Emerenciano Idade das Idades, Porto, Caixotim, 2001, na Biblioteca Almeida Garrett, Porto, 24 de Novembro de 2001.

2002

- Claves del Pensamiento Juridico para el Siglo XXI, conferência na Faculdade de Direito da Universidade de Málaga, 6 de Março 2002.
- Poder, Dinheiro e Justiça em Agostinho da Silva, conferência no Ateneu Comercial do Porto, promovida pelo CADA, 13 de Junho de 2002.
- O Liberalismo Político de Orlando Vitorino, Lx., Palácio da Sociedade Histórica da Independência, promovido pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, 19 de Junho 2002; relectio no VII Colóquio Antero de Quental, Aracajú, 30 de Agosto de 2002 (promovido pelos Instituto Tobias Barreto, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre).
- As Virtudes Cardeais no afresco de Rafael, conferência no âmbito do III Seminário Internacional “Filosofia, Educação e Arte”, Universidade de São Paulo, 24 de Junho de 2002.
- O Comentário de Tomás ao Livro V da Ética a Nicómaco de Aristóteles, conferência no âmbito do III Seminário Internacional “Filosofia, Educação e Arte”, Universidade de São Paulo, 25 de Junho de 2002.
- O Problema científico e o Problema pedagógico do Direito Natural, conferência no âmbito do III Seminário Internacional “Filosofia, Educação e Arte”, Universidade de São Paulo, 25 de Junho de 2002.
- Direito, Filosofia e Educação, Conferência no âmbito do IV Seminário “Filosofia, Educação e Arte”, Universidade de São Paulo, 9 – 11 de Setembro de 2002.
- Olhares sobre o Direito, aula-conferência na Faculdade de Direito da Universidade Católica portuguesa, Lisboa, 28 de Novembro de 2002.

2003

- Virtudes do Investigador nas Teses Académicas, Conferência no âmbito do Curso de Mestrado, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 31 de Maio de 2003.
- O Direito, a Política e o Sagrado, conferência no âmbito do Seminário Internacional “Religião, Valores e Educação”, Universidade de São Paulo, 17-20 de Setembro de 2003.
- Constituzionalità e prospettive sulla Costituzione europea. Verfassungsmaessigkeit und Perspektiven ueber die Europaeische Verfassung, conferência no âmbito do Convénio “Quale Costituzione per quale Europa? Welche Verfassung fuer welches Europa?”, 42.º convénio internacional do Institut International d’Etudes Européennes “Antonio Rosmini”, Bolzano/Bozen, 9-11 de Outubro de 2003.
- A Justiça – revelações, interpretações e pedagogia, conferência no âmbito do Colóquio “A Justiça”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Biblioteca Universitária João Paulo II, 12 de Novembro de 2003.
- Constituição Europeia: perspectiva jurídica e desafios políticos, conferência no Supremo Tribunal de Justiça, a convite do seu Presidente, Lisboa, 11 de Dezembro de 2003.

2004

- Conferência de apresentação do seu livro “Filosofia do Direito, Primeira Síntese” na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 11 de Outubro de 2004.

2005

- Tomás Moro (1478-1535): Direito Constitucional, Cristianismo e Utopia Social, Conferência na Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, 5 de Julho de 2005.
- Direito Constitucional e Filosofia do Direito, Conferência no Centro de Extensão Universitária, no âmbito do Curso de especialização (pós-graduação) em Direito Constitucional, São Paulo, 29 de Junho de 2005.
- Leituras da Constituição Europeia: um exercício de “Law and Literature”, conferência no âmbito da Mesa de Debate sobre Constituição Europeia, promovida pelo Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas, 29 de Junho de 2005, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
- A Constituição Europeia e a Teoria Constitucional, conferência no âmbito da Mesa de Debate sobre Constituição Europeia, promovida pelo Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas, 28 de Junho de 2005, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
- A Constituição Europeia e o “Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa”. Enquadramento, génese, linhas mestras e prospectiva, conferência no âmbito da Mesa de Debate sobre Constituição Europeia, promovida pelo Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas, 27 de Junho de 2005, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
- Direito e Universidade: Do Direito Natural à Natureza das Coisas, conferência no âmbito do II Colóquio Internacional do Instituto Jurídico Interdisciplinar, 8 a 10 de Novembro de 2005, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

2006

- Religião, Direitos Humanos e Educação, conferência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 22 de Fevereiro de 2006.
- Direitos da Personalidade: Figuras próximas e figuras longínquas, conferência na Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 10 de Março de 2006.
- O Paradigma “Direitos Humanos”, conferência de abertura do curso da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 10 de Março de 2006.
- Direito Constitucional, Direito e Interdisciplinaridade: Perspectiva geral, Palestra no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 5 de Junho de 2006, conferência presidida pelo Prof. Dr. Ilton Garcia da Costa.
- Direito Constitucional, Mito e História. Aplicação: Problemas Metodológicos da Constituição Europeia, Palestra no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 6 de Junho de 2006, conferência presidida pelo Prof. Dr. Roque de Siqueira Gomez.
- Direito Constitucional e Filosofia. Aplicação: Fundamentação dos Direitos Humanos e Fundamentais, Palestra no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 7 de Junho de 2006, conferência presidida pelo Dr. Luiz Carlos de Sousa Auricchio, em substituição, por impedimento do Prof. Dr. Fernando Galhano, seguida do lançamento e sessão de autógrafos do nosso livro Per-Curso Constitucional, prefaciado pelo Prof. Dr. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, que também nos deu a honra da sua presença.
– Breve Panorama do Controle da Constitucionalidade em Portugal, palestra no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 8 de Junho de 2006, conferência presidida pelo Prof. Dr. Marco António Corrêa Monteiro.
- Direito Constitucional, Ideologia e Utopia. Aplicação: Análise ideológica e construção utópica de textos constitucionais, Palestra no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 9 de Junho de 2006, conferência presidida pelo Prof. Dr. Jerson Carneiro Gonçalves.
- Direito Constitucional e Estado Social: mito, história, filosofia, ideologia e utopia. Exemplo de uma abordagem interdisciplinar. Palestra de encerramento, no âmbito do Curso de Extensão da Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, que regemos: “Direito Constitucional: Teoria e Prática Interdisciplinar”, na Escola Superior de Direito Constitucional, dia 19 de Junho de 2006.
- República: Forma e projecto, conferência no Ateneu Comercial do Porto, no âmbito do Clube 4.ª Dimensão, 12 de Outubro de 2006.
- “...para fazer mais Justiça...”, conferência na Escola de Direito da Universidade do Minho, a convite da ELSA (European Law Students Association), 20 de Novembro de 2006.
- A Constituição da Lísia, conferência promovida pelo Instituto da Conferência da Ordem dos Advogados, no Museu Soares dos Reis, 30 de Novembro de 2006.
- Direito e Literatura, Conferência de Apresentação do Colóquio Filosofia do Direito, Direito e Literatura, Faculdade de Direito da Universidade do Porto, 7 de Dezembro de 2006.
- Apresentação do Livro de Miguel Real, O Último Negreiro, Lisboa, Quid Novi, 2006, em sessão pública, com a presença do autor e dos editores no auditório da FNAC do Norte Shoping, 8 de Dezembro de 2006.

No comments: