Friday, December 29, 2006

Filosofia de Grandes Senhores e Filosofia Aracnidea.

Um dos grandes obstáculos à jusfilosofia, à filosofia e ao pensamento em geral é o dos grandes sistemas solipsistas e apriorísticos, já denunciados por Kant: «Numa palavra, todos se tomam por senhores na medida em que se crêem dispensados de trabalhar; e de acordo com este princípio, foi-se recentemente tão longe nessa via que eis que se anuncia de forma aberta e declarada uma alegada filosofia para a qual não há de modo nenhum necessidade de trabalhar: chega escutar o oráculo interior de si próprio e utilizá lo, para assegurar o completo domínio de toda a sabedoria que se pode esperar da filosofia». Um lugar paralelo para a filosofia política se encontrará em Nicolas Tenzer, Philosophie Politique, PUF, Paris, 1994, pp. 2 segs., afirmando significativamente, por exemplo: «[...] rares sont les philosophes qui ont explicitement écrit de la philosophie politique et seulement de la philosophie politique sans référence à une métaphysique, à une morale ou à une théorie du langage; au mieux ont ils rédigé des ouvrages de philosophie politique qui ne sont qu’une partie d’une oeuvre [...]», referindo-se depois ao caso de Kant e invocando, a tal propósito, o testemunho de Hannah Arendt. O grande problema, porém, é sobretudo o da filosofia jurídica ou política aracnídea (cujo fio é segregado pelo próprio filósofo), categoria que não coincide necessariamente com a filosofia jurídica ou política meramente subsidiária de um sistema (se bem que o sistema, que as segregue, dificilmente não será, em si mesmo, de algum modo aracnídeo).

1 comment:

Diana Ferreira da Cunha said...

Olá! Boa Noite!
Peço desculpa pela invasao no seu blogge mas queria lhe pedir uma coisa caso esteja disposto a aceitar o meu pedido.
O meu nome e Diana Silva Ferreira da Cunha, tenho 15 anos e estou a tirar o curso de Instalaçao e Operaçao de Sistemas Informaticos na escola profissional Novos Horizontes em Pedras Rubras e estou a fazer uma investigaçao sobre a familia Ferreira da Cunha e deparei-me com o seu blogge.
Eu apenas tenho conhecimento de familiares mais proximos. Mas sei que o meu teteravô se nao me engano tem um busto que se encontra num hospital do Porto e sei que foi um dos implantadores da republica tendo assim sofrido um acidente numa barbearia ficando sem uma perna durante a epoca da PID se nao estou enganada. Eu agradecia que me pudesse ajudar na minha investigaçao. O meu e-mail e mikax_7@hotmail.com.
E tambem tenho um blogge.
Obrigado e tenha um bom Natal =)